sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Tutorial: Estampa de Almofada em Patchwork



Aproveitando o clima das Olimpíadas em Londres, o blog traz hoje um tutorial para você transformar aquela almofada que você não gosta muito em um ícone de decoração.Utilizando alguns pedaços de tecido, papel e caneta, vamos criar a estampa da bandeira da Grã-Bretanha. 

A bandeira britânica, presente por todos os recantos da capital inglesa, é originalmente composta por faixas de Azul, Vermelho e Branco. Para este tutorial, podemos utilizar tecidos estampados ou lisos, onde estas cores predominem. 


A almofada que queremos fazer



Além de uma almofada, vamos precisar de alguns pedaços retangulares de tecido sintético com as cores desejadas. Para o exemplo a seguir, estaremos utilizando como base uma almofada de 40cm x 40cm. 

Vamos utilizar 3 cores de tecido neste exemplo


Para começar, vamos criar um molde numa folha de papel para que possamos recortar o tecido nas medidas corretas. Neste exemplo, estamos utilizando um quadrado de 17cm (6,5 polegadas). As faixas diagonais a serem recortadas deverão ter 2,5cm (1 polegada) de largura, iniciando a 2,5cm da extremidade.

Nosso molde deverá ficar parecido com este acima


Prepare as porções de tecido nos formatos conforme o molde que estabelecemos. Se precisar, costure os pedaços de pano que estiver utilizando para conseguir o tamanho ideal. 


Os pedaços de tecido prontos para serem costurados


Agora vamos costurar a as porções de tecido formando o primeiro quarto da estampa.

Encaixe os pedaços desta forma e costure
Agora vamos costurar mais duas faixas de tecido branco de 2,5cm nas duas laterais internas. Feito isso, vamos repetir a costura deste primeiro pedaço, formando 4 porções de tecido retangular iguais a esta. 

Os 4 pedaços que iremos unir para formar a estampa


Agora, para finalizar, vamos costurar a cruz que vai unir os quatro pedaços que temos. Para isso, vamos utilizar faixas de tecido de 8cm de largura, que serão costuradas entre os 4 quadrados que temos prontos.


A estampa da almofada pronta para ser aplicada

Agora, basta aplicar a estampa que acabamos de fazer na almofada que desejar. Para a outra lateral, podemos utilizar uma porção de 42cm x 42cm de tecido sólido, ou simplesmente repetir os passos e criar uma estampa idêntica dos dois lados. 

O resultado final do nosso tutorial

Esperamos que todos tenham gostado da dica!

Este tutorial é inspirado em um artigo do site You had me at bonjour, que merece os créditos pela criação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário