quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Dica para fotografar: Os terços e pontos de ouro


Mesmo que não sejamos fotógrafos profissionais ou dotados de equipamento de última geração, volta e meia todos fazemos fotos bonitas que surpreendem até a nós mesmos. Quem nunca, ao revirar o álbum da última viagem, encontrou aquela linda foto que se destaca sobre todas as outras
? O que será que ela tem de mais especial do que as demais?


A resposta pode estar numa sutil diferença de enquadramento, que para a maioria de nós passa desapercebida: A regra dos terços e pontos de ouro. É uma dica super simples e fácil de aprender, mas que pode fazer toda a diferença para a sua próxima fotografia.

Os terços da fotografia

Para encontrar o correto enquadramento de uma foto, devemos imaginar que ela estará dividida em 3 terços, horizontais e verticais. Para facilitar esta visualização, a grade dos terços já é um recurso incorporado em muitas câmeras hoje em dia, inclusive no iPhone. Se a sua maquina não possuir, basta imaginá-la.


Na foto acima, aplicamos a grade sobre uma foto bem enquadrada. A premissa da regra dos terços é de que os planos devem sempre ocupar porções de 1/3 ou 2/3 da fotografia, ou o mais próximo disso possível. No caso da foto acima, observamos que a linha do chão está posicionada exatamente no terço inferior, e que o horizonte e o céu ocupam os outros dois. Dessa forma, a foto parece bem distribuída, sem excesso de chão nem de céu.

Outro exemplo da utilização da regra dos terços

Os pontos de ouro

Ao verificarmos a grade da fotografia, encontramos 4 pontos onde as linhas se cruzam. Estes são os chamados pontos de ouro, ou pontos de interesse. 


Os pontos de ouro servem para indicar onde deverá ficar o objeto principal da fotografia. Os pontos não precisam estar exatamente sobre o destaque (a pessoa ou objeto da foto), mas o mais próximo possível. No caso da foto acima, o ponto de destaque é o tronco, que está alinhado com os pontos da esquerda. Dessa forma, destacamos o que está em primeiro plano sem perder a visibilidade do fundo, formando uma bela composição. 


Para colocar as dicas que aprendeu acima em prática, procure não se fixar muito em achar o enquadramento perfeito. Ao invés disso, quando for tirar uma foto legal, lembre-se  rapidamente dos terços e pontos de ouro e tente aproximá-los no seu visor. Com um pouco de prática, você perceberá bastante diferença nas suas fotos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário